Blogs Especiais

terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Sagrada Ordem de Cavalaria Andante da Deusa

http://www.deviantart.com/download/73883210/Estatua_de_Valkaria_by_EmanuelBraga.jpg

Quando a caravana de refugiados chegou ao lugar onde hoje se encontra Valkaria, não muito tempo depois, houve problemas para a população local: monstros de vários tipos. Nas proximidades da estátua, a existência de monstros era absolutamente nula, mas conforme as famílias foram se assentando em, principalmente, moradias do tipo rurais, já que sua subsistência deveria estar assegurada, foi-se adquirindo a necessidade de expansão territorial.
Várias tribos de gnols, kobolds, goblins e orcs estavam em seu caminho, e logo os conflitos foram se acentuando. As tribos que eram expulsas de suas terras pelos humanos atacavam de volta tanto para tentar reaver suas posses como para retaliar o ataque. Esses ataques iam além do território que correspondia a suas terras, invadindo também localidades que correspondiam aos humanos desde que chegaram por ali (dantes inabitadas). Quando foram tomando conhecimento da vida dos humanos, suas plantações e criações animais, seus objetos nunca dantes vistos, como espelhos, armas, armaduras e tudo quanto é quinquilharia, foram também, principalmente os orcs, tomando gosto pelos saques e pilhagens. Eles levavam principalmente a comida e as armas dos humanos. A pilhagem era um meio de vida muito mais divertido e rentável que a caça à qual estavam acostumados. A vida em paz já não existia e aquela situação estava ficando insustentável. 

Os nobres se organizaram com guerreiros numa guerra contra essas tribos que vinham principalmente do norte e nordeste. Eles então foram empurrando esses orcs ainda mais para o norte-nordeste e dizimando as tribos goblins e gnols da região. Ao chegar a certo ponto, onde julgavam apropriado, construíram então um castelo modesto, que servia de posto de vigília e base para os soldados que impediam os orcs de atacarem as áreas humanas mais ao sul.

O sujeito que indicou o caminho até a estatua, provavelmente se tornou o líder da nova cidade, não me lembro. Talvez algum nobre que estivesse na caravana tenha se proclamado o líder sei lá, mas é provável que uma ordem de Valkaria tenha tido uma grande influencia na cidade recém-fundada, afinal, a deusa Valkaria indicou o caminho até ela. De modo que com a construção do castelo, um clérigo teve a idéia de fundar e foi fundada uma ordem religiosa de cavaleiros, para organizar as defesas da população local. Na verdade os militares só foram organizados numa ordem religiosa para que os líderes do culto de Valkaria pudessem ter algum controle sobre os mesmos. Na prática, os soldados eram agraciados com um título de lutador da deusa e os clérigos com um exército. Nessa época aqueles heróis gozavam de bastante prestígio entre a população. Essa seria então a origem dos Patrulheiros da Deusa. E assim foi por muitos anos (talvez séculos, já que não sei ha quanto tempo Valkaria foi fundada).

Os religiosos que até então eram os líderes da ordem começam a assustar os nobres. A Ordem dos Patrulheiros da Deusa ganhava poder dentro do reino, devido à expansão territorial perpetrada por eles. Foi nessa época que se foi percebendo a limitação de poderes clericais de Valkaria e sendo demarcado o território circular de Deheon. Muitas vezes seus cavaleiros, clérigos e paladinos encontravam e matavam monstros que detinham valiosos tesouros. Os tesouros e os territórios ficavam todos sob o controle da ordem que enriquecia bastante. Já então a ordem caía em esquecimento com relação ao povo, pois ela ficava longe da área habitada, lutando contra criaturas que já não mais ameaçavam diretamente a vida deheoni, mas, ainda assim, os  nobres passam a alistar seus filhos nela com uma freqüência muito maior do que vinha acontecendo até então, numa tentativa de tirar algum proveito da ordem e de toda a riqueza que ela vinha acumulando. Isso, por estranho que pareça, voltaria a dar o prestígio que a ordem tinha nos seus primordios. 

Digo estranho porque, normalmente, os nobres querem entrar numa ordem bélico-religiosa para ganhar prestigio e o que aconteceu foi justamente o contrário, a ordem ganhou prestígio por que os nobres entravam lá. Com o tempo os filhos desses nobres foram se tornando os líderes da Ordem dos Patrulheiros da Deusa, e nessa época começa uma onda de corrupção nela. Por vezes o dinheiro ou terras da ordem eram concedidos a nobres, ou então eles usavam cavaleiros para serviços outros que não os próprios do oficio em questão. Alguns membros da ordem ficam desgostosos com o rumo que aquilo estava tomando.

A nobreza então, em comum acordo com líderes dos Patrulheiros da Deusa, passa a controlar indiretamente a ordem por meio de leis (leis estas que eu ainda não pensei, mas provavelmente abrangendo questões de territórios, etc.  Talvez também tenha sido aí que os Patrulheiros tenham adquirido poder de polícia). O tesouro da ordem (ou parte dele) também é absorvido pela monarquia por meio de taxas e/ou impostos. Isso houve com ajuda de alguns dos líderes da própria Ordem dos Patrulheiros da Deusa que eram parentes dos nobres do reino e as tais medidas aumentavam o poder próprio desses líderes e também de suas famílias. 

Há então desentendimentos entre a liderança da ordem, por causa de toda essa politicagem, e então ela se subdivide em duas ordens distintas, sendo a outra a Mui Sagrada Ordem de Cavalaria Andante da Deusa. Essa ordem continua com sua proposta expansionista e aventuresca de antes, com parte dos castelos espalhados pelo território de Deheon e parte ínfima do tesouro adquirido durante anos, e aos Patrulheiros da Deusa fica a função de policiar as fronteiras do reino e de manter a ordem dentro dele. 

A divisão dos Patrulheiros foi puramente por conveniência, pois, na realidade, ambas servem ao culto de Valkaria de Deheon. Acontece que querendo-se evitar uma rebelião de cavaleiros no reino, os líderes do culto da deusa Valkaria, da Ordem dos Patrulheiros da Deusa e do reino chegaram a um acordo onde dar-se-ia a chance de fundar outra ordem de cavalaria que estaria pouco mais livre das rédeas da nobreza, acalmando assim os nervos daqueles cavaleiros descontentes com as novas medidas (mas obedecendo a meios de controle previamente estabelecidos). A proposta foi apresentada por líderes do culto da deusa Valkaria, pois assim eles teriam outra ordem submetida a eles e livre de homens da realeza para poder enriquecer e ganhar poder às suas custas.

Os cavaleiros andantes, como são conhecidos os membros da Mui Sagrada Ordem de Cavalaria Andante da Deusa, passam a viajar por todo o reinado, aventurando-se, mas também dentro de Deheon. Eles não tem o poder de policia dos Patrulheiros da Deusa que, dentro de Deheon, podem prender vilões e têm sua jurisdição limitada pela fronteira do reino, entretanto, além da liberdade territorial de ação, gozam do mesmo respeito (ou semelhante) que um Patrulheiro possui ante um juiz.

Autor: Danilo Martins
http://www.deviantart.com/download/73883210/Estatua_de_Valkaria_by_EmanuelBraga.jpg
Criado Terça 23 de maio de 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário